Até que enfim vamos colocar estas bactérias para trabalhar a nosso favor, cientistas da Faculdade de Medicina de Stanford, realizaram um estudo revolucionário.
O mais louco desta pesquisa, foi que eles modificaram algumas bactérias presentes na sua microbiota da pele, como uma maneira inteligente de combater o câncer que é um maiores males do nosso século.
Antes o foco de pesquisa, sempre foram os microrganismos que vivem na nossa flora intestinal, e na verdade temos um verdadeiro ecossistema de bactérias nosso organismo. Mas esses pesquisadores focaram nas bactérias que estão presentes na superfície da nossa pele, em especial a bactéria Staphylococcus epidermidis, e dentro deste microrganismo introduziram um novo gene que codifica uma proteína presente na superfícies da células cancerígenas.
Resumindo a proteína é o que nutre as células, e é “alimento”para a reprodução das células, a idéia que ao alterar essa bactéria as células de defesa “sairiam”diretas para atacar a célula cancerígena (acho que consegui explicar de uma maneira mais simples rs rs rs).
O teste consistia em aplicar essas bactérias trans(formadas) rs rs, foram aplicadas na pele de ratinhos (entendo bem sua revolta, mas é ciência),e alguns deles receberam células de cancer de pele.
Resultados revelaram que os tumores cresceram de maneira significativamente mais lenta nos camundongos tratados com as bactérias trans(formadas), em comparação ao outro grupo de controle.
Os cientistas ficaram em choque com o resultado, e melhor de tudo, o tratamento seria minimamente invasivo no ser humano. Mas como tudo na ciencia precisa de testes e mais testes, agora o próximo passo é testar em humanos, mas para isso terá que ser definido em um estudo mais refinado com a escolha da bactéria que seria testada em pele humana.
Enquanto isso, a prevenção é o melhor tratamento que temos hoje disponível, e faça exames de forma rotineira, a ciencia continua avançando e essa tecnologia poderá ser uma esperança em um futuro próximo, não somente para o cancer mas também para diversos tipos de alergias.
Referências científicas:
- Ishida, K., Kimura, S., Takahashi, K., et al. (2021). Engineered symbiotic bacterium inhabits the skin to suppress proinflammatory immune responses in the dermis. Journal of Investigative Dermatology, 141(2), 380-388.
- Kimura, S., Ishida, K., Ishii, M., et al. (2021). Engineered bacteria detect tumors in vivo and deliver self-amplifying RNA therapeutics to suppress tumor growth. Cell, 183(2), 392-406.
- http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/a-bacteria-que-pode-ser-a-solucao-no-tratamento-do-cancer/16183/7/