Falta de higiene bucal atrofia cérebro, diz estudo japonês realizado pela Universidade de Tohoku

Perda de massa cerebral está relacionada diretamente com a perda dos dentes

Pesquisadores japoneses chegaram a uma descoberta incrível, imaginem que a má higiene oral pode causar atrofia no cérebro, mais especificamente no hipocampo e é por lá que armazenamos a nossa memória e especialmente aquela de longo prazo, também está ligado a nossa percepção de espaço e orientação. Essa pesquisa foi publicada na Revista Neurology em 5 de julho de 2023 .

A inflamação do tecido ao redor dos dentes pode causar um encolhimento da gengiva causando afrouxamento dos dentes, causando perdas de dentes e doenças gengivais.

Um dos autores do estudo, Satoshi Yamaguchi, da Universidade Tohoku do Japão disse que essas condições gengivais pode reflexionar na área de nosso cérebro que controla nossa memória e nossos pensamentos.

Dos 172 voluntários com uma idade em média de 65 anos não possuíam nenhum problema de memória, os dentes de todos os foram avaliados contando seus respectivos dentes e também a capacidade de memorização no início do estudo, e também foram analisados por ressonância magnética, onde os cientistas conseguiam medir ou mensurar o volume do hipocampo.

Este estudo desde as coletas iniciais e houve um acompanhamento durante 4 anos nesses voluntários.

Para identificar se o voluntário tinha ou não periodontite, os pesquisadores tiveram que medir os tecidos gengivais de cada participante.

Uma gengiva saudável possui no mínimo 3mm, e uma com periodontite ou inflamação possui de 3mm a 4mm em diversas regiões, quando esse número chega de 5mm a 6mm com isso temos a perda óssea e consequentemente ocorre a queda dos dentes.

Antes achávamos que o grande vilão dos dentes seriam as cáries, por isso que é importante mater a saúde dos dentes, e esse estudo que levou mais de 4 anos para ser finalizado, mostrou que devemos controlar o crescimento de doenças gengivais, indo ao dentista frequentemente e você que é dentista informe isso a seus clientes, porque dentes com problemas gengivais podem ser extraídos e trocados por próteses.

Mas vamos deixar bem claro que este estudo de doenças gengivais, e a perda de dentes, não tem correlação como o Alzheimer ou outras doenças neurológicas.

Eu particularmente amei esse estudo, agora é esperar estudos mais profundos, que existe uma correlação entre a as doenças de gengiva com a massa do hipocampo esta sem dúvida comprovado.

Você gostou desta publicação, lembrando que ela foi escrita sem ajuda de inteligência artificial, me perdoem se houver errinho de português.

O link do estudo até anexo a este post, achei bastante interessante e é uma leitura rápida e objetiva, e por favor compartilhe nossas matérias e muito obrigado por acompanhar nosso blog.

Um super beijo e aguardo os seus comentários.

Tiago Antonio Alves

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gengivite-e-periodontite/

https://n.neurology.org/content/early/2023/07/05/WNL.0000000000207579

Compartilhe:

Mais posts

Envie Sua Dúvida!

×