Afinal, o que significa MICROBIOTA da pele?

microbiota

A microbiota da pele (presente em diferentes partes do corpo), nada mais é do que o conjunto desses microorganismos vivos, como bactérias, fungos e vírus, que têm a missão de manter a saúde e o pH da pele em equilíbrio.

Esses microrganismos são microscópicos e responsáveis por proteger a pele de algumas doenças e alguns condicionamentos que ela possa sofrer, como o ressecamento e a sensibilidade. Você sabia que um adulto possui cerca de 1 bilhão de bactérias por cm2 de pele?  Este exército de bactérias que possuímos trabalha incessantemente para defender que outros microrganismos nocivos ao ser humano penetram em nosso corpo através da nossa própria pele. Um exemplo muito  fácil de se detectar quando a microbiota está em desequilíbrio, porque aparece ressecamento, acnes, dermatites na pele e etc.

Mas sabe porque isso acontece?

Os microrganismos que causam doenças (patógenos)  são em números maiores do que os microrganismos que defendem a microbiota da nossa pele.

Nas nossas mãos temos 2 tipos de microbiotas:

  • Bactérias residentes – são encontradas na camada mais profunda de pele, e são difíceis de serem removidas.
  • Bactérias transitórias – essas bactérias se instalam na parte superior da pele, e são fáceis de ser removidas, elas são adquiridas quase sempre no contato com pacientes contaminados ou superfícies/objetos contaminados.

Vale ressaltar que cada indivíduo tem a sua própria microbiota, a minha pode ter certeza que é diferente da sua. O tipo de microrganismo que estará presente em nossa microbiota está ligado diretamente com os nossos hábitos diários, como alimentação, atividade física, ambiente que vivemos, higiene e outros fatores.

Compartilhe:

Mais posts

Envie Sua Dúvida!

×