Os Diferentes Tipos de Higienização das Mãos.

higienização das mãos

Dentro do ambiente hospitalar a segurança do paciente, envolvendo as mãos tem sido tratado como ação prioritária, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma aliada para a conscientização dos profissionais. As mãos são nossas principais ferramentas de trabalho, não é mesmo?

Nossos clientes ou pacientes devem estar seguros, e a higienização das mãos dos profissionais da saúde é primordial. As mãos são a via principal de transmissão de microrganismos durante o serviço prestado ao cliente/paciente.

Nossa pele é um reservatório de microrganismos bons e ruins, onde eles são transferidos no contato de pele com pele ou de forma indireta tocando em superfícies e objetos contaminados.

Em 1847, o médico húngaro que foi precursor em observar as mortes por infecção durante os partos, onde ali iniciou-se com sua equipe o processo de lavagem das mãos, mas imaginem, ele pedia para os médico e equipe de enfermagem antes de cada procedimento, lavar as mãos com hipoclorito de sódio (água sanitária). O cloro resultou em uma queda drástica nas infecções recorrentes ao parto.

Mas imagine como a mão desses profissionais ficavam? Mas foi daí que nasceu o termo Higienização das mãos, porque antes só se usava o termo Lavagem das mãos.

Mas existem alguns tipos de Higienização:

Higienização simples – aquela feita com água e sabão, essa seria a que devemos fazer em todos os lugares. Este procedimento remove microrganismos que ficam superficialmente na pele, podemos colocar aqui, o suor, oleosidade, células mortas. Esse tipo de limpeza remove a sujidade que é propensa para a proliferação de microrganismos.
Duração: 40 a 60 segundos.

Higienização antisséptica – utiliza produtos degermantes, que seria a mistura do sabonete com o agente antibactericida, que começou usando Iodo, Clorexidina de 2% a 4%, Triclosan e etc.
Duração: 40 a 60 segundos

Higienização por fricção asséptica – utiliza soluções alcoólicas ou com outros agentes antibactericidas, esse procedimento deve ser feito depois da higienização asséptica, porque não possuem “feito sabão”, que seria enxágue. Cuidam e hidratam a pele mantendo-as protegidas. Este tipo de higienização substitui a lavagem com água e sabão, mas desde que as mãos não contenham nenhum tipo de sujidade aparente.
Duração: 20 a 30 segundos

Importante lembrar que para qualquer tipo processo de higienização das mãos, não é recomendado o uso de anéis, pulseiras, relógio e outros adereços, porque dificultam a realização da técnica correta.

Compartilhe:

Mais posts

Envie Sua Dúvida!

×