Você sabia que o FDA ( Food and Drug Administration), equivalente a nossa Anvisa no Brasil, em 2016 proibiu 19 princípios ativos utilizados como bactericidas nas formas de sabonetes e produtos antissépticos?
Mas o que você não sabe é que esse princípios ativos continuam sendo comercializados aqui no Brasil? Já que a ANVISA não se manifestou sobre o assunto até os dias de hoje.
O termo BACTERICIDA, significa uma substância química capaz de matar bactérias, e muitos fabricantes americanos alegavam que estudos em humanos eram muito caros. Imagine só? Foi aí que o FDA passou a estudar vários princípios ativos e o resultado foi surpreendente e causou uma ação imediata para proibir o uso.
Eu como químico conheço bem de perto estes princípios ativos, por sempre trabalhar em pesquisa e desenvolvimento de produtos, e a cada descoberta sobre um ativo por exemplo, muda completamente o rumo dos conceitos que possuíamos de um composto químico. E graças a Deus que a ciência está aqui para nos evoluir.
Você com certeza já deve ter escutado falar no nome TRICLOSAN, e vou te dar uma dica para saber onde encontrar, leia o rótulo dos sabonetes líquidos bactericidas, ou até mesmo aqueles sabonetes em barra de banho. Esse ativo é muito comum em nosso país, e ele e mais 18 ativos entraram na lista de proibição de uso nos Estados Unidos e pasmem desde 2016.
Estudos realizados comprovaram que estes compostos alteram os hormônios da tireoide, na ação da testosterona e inibem o desenvolvimento sexual, sendo que seus efeitos podem aparecer a longo prazo. Outro dado bastante importante encontrado é que esses ativos são inibidos por bactérias mais resistentes.
E olha que interessante, a Salmonella que é considerado um microrganismo pouco resistente a agentes químicos bactericidas, mostrou-se resistente a estes ativos.
Fique atento a lista dos ativos proibidos:
-Fluorosalana
-Hexaclorofeno
-Complexos de iodo
-Éster fosfato de ariloxialquila de polietilenoglicol
-Complexo de iodo etanol
-Iodopolvidona
-Complexo de iodo e Cloreto de undecoylium
-Cloreto de metilbenzetônio
-Fenol
-Amytricresols secundária
-Tribomsalan
-Triclosan
Estudo na íntegra: https://www.federalregister.gov/documents/2016/09/06/2016-21337/safety-and-effectiveness-of-consumer-antiseptics-topical-antimicrobial-drug-products-for