Dentro da área hospitalar este termo já é bem conhecido e possui uma relevância gigantesca para o controle de infecção, mas vamos ao que interessa e entender melhor o que seria OPIM. Mas primeiro você precisa saber que foi a OSHA – Occupational Safety and Health Administration que é uma agência reguladora de segurança e saúde no trabalho, afim de reduzir fatalidades, ferimentos ou doenças recorrentes ao trabalho, seria como nosso Ministério do Trabalho aqui no Brasil.
OPIM (Other Potentially Infectious Materials) que além do sangue, seriam outros materiais potencialmente infecciosos. Além do sangue, outros fluidos corporais podem ser responsáveis na transmissão de doenças e de causar a tão temida contaminação cruzada.
O sangue é o maior preocupante em um procedimento estético ou odontológico, e muitas vezes esquecemos que podemos nos contaminar por outros tipos de fluidos. Vou dar alguns exemplos de OPIM dentro do seu ambiente de trabalho:
- Saliva
- Semen
- Sangue misturado a outros fluídos corporais
- Suor
- Secreções vaginais
- Lágrimas
- Líquido pericárdico
- Fluido peritoneal
- Líquido pleural
- entre outros
O OPIM possui um ambiente propício para os microrganismos sobreviverem, porque nesses líquidos temos umidade e temperatura propícias para multiplicação e até mesmo sua fixação nas superfícies ou materiais. Agora você conseguiu imaginar na sua rotina de trabalho os riscos que você está correndo? e seus clientes / pacientes?
Para evitar esse tipo de contaminação transmitidas pelo OPIM, eu nem preciso falar que você precisa utilizar os EPIS, e sempre que iniciar um atendimento utilize o DESINFETANTE ADVANCED MED em todo o ambiente, na maca, no carrinho de apoio, bandejas e equipamentos. Na saída de um paciente/cliente a outra é imprescindível fazer a limpeza e desinfecção no ambiente de procedimento.
Então, como alguém é infectado por um patógeno transmitido pelo sangue? Existem alguns modos de transmissão relativamente comuns.
- Os patógenos podem ser transmitidos por perfurações cutâneas acidentais com agulhas contaminadas.
- Punção de pele
- Uma picada na pele com uma ponta contaminada como uma agulha. Isso pode ser acidental.
- Contato direto de fluido contaminado com os olhos, nariz ou boca. Essas superfícies possuem membranas mucosas, permitindo que os patógenos entrem no corpo.
- Contato direto de fluido contaminado com ferida ou pele ferida. Quando intacta, a pele é a principal defesa do corpo contra os patógenos, mas quando há um corte ou qualquer tipo de abertura, os patógenos podem entrar e causar uma infecção.
f) Picadas que rompem a pele e entram em contato com sangue.
g) O contato sexual.
h) Transmissão da mãe para o feto durante a gravidez e o parto entre outros.