Staphyloccocus aureus resistente(MRSA) mata jovem por conta de uma acne

Infelizmente no dia 12 de junho tivemos a notícia que uma jovem de 18 anos em Blumenau, Santa Catarina, contraiu uma infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que é uma bactéria presente em grande parte da população, porém sem causar reações adversas, porém existe a Staphylococcus aureus MRSA, que é uma bactéria resistente a antibióticos como a Meticilina e Penicilina . Mas você sabe qual foi a porta de entrada desta bactéria no organismo da vítima? Acredita-se que foi por conta de uma espinha, causando complicações graves devido à infecção, falência múltipla de órgãos e acabou falecendo.

O Staphylococcus aureus se potencializa, se é que podemos dizer assim, quando há uma lesão na pele, um corte, machucados ou acne, e através esta pele não integra que é a entradas da bactéria, que cai diretamente na corrente sanguínea e se espalha pelo corpo.

Esta bactéria pode levar ao corpo uma síndrome que chamamos de Sepse, que causa danos ao sistema circulatório, causando uma inflamação generalizada no organismo, que consequentemente leva a uma queda da pressão arterial e a diminuição perfusão do sangue ( oxigênio) e afetando diretamente as funções vitais dos órgãos, e se não tratada pode levar a morte, como vimos no caso da vítima fatal de Blumenau.

Espinha seria o local de entrada do MRSA na jovem

E para piorar os antibióticos comuns não conseguem combater com eficácia esse microrganismo, e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores serão as chances de um tratamento mais eficaz. Tenso isso não? Como os microrganismos estão ficando cada vez mais resistentes, e para curiosidade esse foi o mesmo microrganismo que causou a morte do neto do presidente Lula em 2019.

Desde a lavagem das mãos, até o preparo da pele do seu paciente/cliente ajuda a minimizar os riscos deste microrganismo oportunista cair na corrente sanguínea. Todos os procedimentos invasivos, que vão desde uma tatuagem, colocação de um piercing até uma cirurgia é importantíssimo o cuidado da pele pré e pós procedimento. E se você não é acostumado a usar sabonete antisséptico nos seus procedimentos, repense um pouco, sua vida e do cliente valem muito.

Uma coisa que fiquei pasmado é saber que esse microrganismo, tem a capacidade de sobreviver 7 meses em uma superfície. Agora vocês conseguem entender o porquê sempre falo que a cada troca de paciente a sala de procedimento deve ser desinfetada? Não adianta os microrganismos estão aí e cada vez resistentes, estamos suscetíveis a eles, mas a prevenção ainda é a melhor opção.

Por isso utilize sempre o DESINFETANTE HOSPITALAR ADVANCED MED nas suas superfícies de contato, eficácia comprovada contra microrganismos resistentes, e lave bem as mãos com o SABONETE ADVANCED SILVER antes e depois de todo o procedimento. Pode ter certeza de que nós como empresa queremos que você faça seus procedimentos sem medo e das dos microrganismos estamos aqui para eliminar.

Grave essa frase que sempre digo: Ambiente seguro é aquele livre de contaminação.

Ou deixar abaixo algumas sugestões para estudo, e compartilhe essa matéria com seus amigos.

Fontes:

https://www.metropoles.com/saude/bacteria-acne-morte-jovem-18-anos

Compartilhe:

Mais posts

Envie Sua Dúvida!

×