Você já pediu aos pacientes para fecharem o ejetor de saliva para evitar a saída de fluidos da boca?
Se sim, quando foi a última vez que você limpou a mangueira? Quando um paciente fecha o ejetor de saliva ou a ponta fica obstruída, pode causar refluxo devido a uma diminuição temporária na pressão do vácuo, você sabia disso?
Para você ter uma noção, a Universidade de Montreal no ano de 1998, que ocorre até 25% de refluxo nos ejetores de saliva ( número alto não?). Isso também já havia sido estudado a um pouco antes em 1993 pela Universidade de Alberta.
Nessa água de refluxo foram encontrados as bactérias:
Staphyloccocus aureus
Pseudomonas aeroginosa
Legionella pneumophila
Essas bactérias são as mais encontradas na formação dos biofilmes.
O acúmulo de biofilme nas linhas de água das unidades odontológicas é uma preocupação importante no controle de infecções. O biofilme é uma camada fina e pegajosa de bactérias que se forma em superfícies úmidas, como os tubos das unidades odontológicas. Isso ocorre devido ao design dos tubos, baixas taxas de fluxo e períodos frequentes de estagnação da água. Como resultado, muitas bactérias podem se desenvolver nessas condições não tratadas, representando um risco para a saúde dos pacientes.
A limpeza regular das mangueiras é crucial dentro dos protocolos de controle de infecção odontológico, especialmente para proteger pacientes imunocomprometidos Um exemplo trágico disso ocorreu na Itália, onde uma mulher de 83 anos morreu de doença dos legionários após receber tratamento em um consultório odontológico. Ela desenvolveu febre e dificuldade respiratória logo após a visita, evoluindo rapidamente para choque séptico e morte em dois dias. A Legionella encontrada nas linhas de água do consultório coincidia com a encontrada no paciente, destacando a importância da limpeza para evitar riscos de infecção.
Recomenda-se a limpeza diária das linhas de sucção, porém isso não acontece, e muitos profissionais negligenciam a limpeza destas linhas. O ideal seria fazer a cada troca de paciente.
Esses são primordiais, não apenas para melhorar o fluxo e a operabilidade dos sugadores de saliva, mas também para diminuir o potencial de contaminação cruzada devido a refluxo e vazamento das válvulas.
Fonte:
Guidelines for infection control in dental health-care settings, 2003. Centers for Disease Control and Prevention
Miller, Chris. Back flow in low-volume suction lines may lead to potential crosscontamination RDH January 1996
Ricci, ML. et al. Pneumonia associated with a dental unit waterline. Lancet. 2012 Feb 18
Ricci, ML. et al. Pneumonia associated with a dental unit waterline. Lancet. 2012 Feb 18