Um surto raríssimo de botulismo ocorreu em um restaurante francês na cidade de Bordeaux, resultando na morte de uma pessoa e no hospitalização de outras oito pessoas. O botulismo é uma doença grave que não é contagiosa, causada pela potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que paralisa o sistema nervoso.
Acredita-se que as pessoas tenham sido contaminadas ao consumir sardinhas em conserva de azeite caseiro que estava contaminada com a bactéria do botulismo. Todos os afetados jantaram no restaurante Tchin Tchin, entre os dias 4 e 10 de setembro. Uma cliente, uma mulher de cerca de trinta anos, faleceu, e seu companheiro está em estado grave nos cuidados intensivos.
Uma única grama da toxina é capaz de matar 30 milhões de camundongos, não sendo conhecida a dose letal para o ser humano, apesar de já existirem resultados referentes a outros primatas. É importante destacar que atualmente se reconhece oito grupos distintos de toxinas botulínicas, as quais são designadas pelas letras A, B, C1, C2, D, E, F e G.
O botulismo é causado por essa bactéria, que é encontrada em solos, sedimentos de corpos d’água e pode prosperar em ambientes com baixo teor de oxigênio, como alimentos enlatados, feridas profundas e no trato intestinal. Essas bactérias formam esporos resistentes quando ameaçadas, que podem sobreviver por longos períodos.
Como resultado do surto, o restaurante foi fechado temporariamente para realizar limpeza e desinfecção das instalações, bem como para treinar em técnicas de conservação de alimentos. A agência de saúde pública da França emitiu um alerta para qualquer pessoa que tenha visitado o restaurante e apresentado sintomas de botulismo, como dores abdominais, vômitos, diarreia, visão turva ou dupla, boca seca e dificuldade para engolir ou falar, para buscar atendimento médico imediatamente.
O tratamento de infecções graves por botulismo pode exigir assistência respiratória em terapia intensiva, mas a administração rápida de antitoxinas após o início dos sintomas pode encurtar o período de hospitalização. O botulismo pode ser fatal em 5% a 10% dos casos.
Bordeaux, uma cidade conhecida por sua história e vinhos, é um destino turístico popular e também sediou jogos da Copa do Mundo de Rugby. As autoridades estão investigando o surto, e o restaurante Tchin Tchin foi instruído a não mais fazer conservas de peixe, obviamente.
Compatilhe essa matéria, deixe seus comentários, porque sua opinião é muito importante para nós da ADVANCED MED.