Helicobacter pylori, saiba mais sobre a bactéria que afastou Nattan dos palcos

O cantor Nattan anunciou uma pausa na carreira devido ao diagnóstico de H. pylori, uma bactéria que afetou suas cordas vocais devido aos efeitos colaterais dos remédios. Embora muitas pessoas possuam H. pylori sem consequências negativas, a bactéria pode causar problemas como inflamação, úlceras e câncer.

O tratamento envolve antibióticos e bloqueadores de ácido, mas pode causar efeitos colaterais, como refluxo e edema nas cordas vocais. Úlceras pépticas, relacionadas à H. pylori ou ao uso de anti-inflamatórios, também foram abordadas. Alguns estudos sugerem benefícios da H. pylori para o esôfago, mas especialistas recomendam antibióticos para quem testa positivo e tem problemas estomacais.

A bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) foi descoberta em 1982 pelos pesquisadores Barry Marshall e Robin Warren. Antes dessa descoberta, acreditava-se que o ambiente ácido do estômago era estéril e que as úlceras gástricas eram principalmente causadas por estresse, dieta ou produção excessiva de ácido. No entanto, Marshall e Warren demonstraram que H. pylori desempenha um papel crucial na formação de úlceras gástricas e gastrite.

A origem da H. pylori em seres humanos não é completamente compreendida, mas é pensado que a infecção ocorre geralmente durante a infância. Algumas das teorias sobre como a bactéria é adquirida incluem:

  1. Contato interpessoal: A transmissão de pessoa para pessoa, especialmente em ambientes familiares ou com contato próximo.
  2. Água e alimentos contaminados: H. pylori pode ser transmitida através de água ou alimentos contaminados, principalmente em áreas onde as condições sanitárias são inadequadas.
  3. Saliva: Acredita-se que a saliva pode ser uma fonte de infecção, e a transmissão pode ocorrer por meio do compartilhamento de utensílios, alimentos ou contato próximo.

A prevalência da H. pylori varia em todo o mundo, sendo mais comum em países em desenvolvimento ou em regiões com condições sanitárias precárias. A infecção por H. pylori está associada a diversas condições gastrointestinais, como úlceras gástricas, gastrite e até mesmo câncer gástrico em casos mais graves. O tratamento da infecção geralmente envolve o uso de antibióticos e outros medicamentos para reduzir a produção de ácido estomacal.

Compartilhe:

Mais posts

Envie Sua Dúvida!

×